Projetos de Pesquisa
Acesse aqui a versão PDF
ASPECTOS DOS DISCURSOS DE AFIRMAÇÃO E LEGITIMAÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA: ANÁLISE SOBRE O CONTEÚDO TEXTUAL REFERENTE À PRODUÇÃO ARTÍSTICA BRASILEIRA NOS CATÁLOGOS DO PRÊMIO PIPA DE 2010 A 2021
RAFAEL DUAILIBI MALDONADO
18/04/2022 – 17/04/2025
O Prêmio PIPA, criado em 2010, é um dos mais importantes eventos de mapeamento e divulgação da produção artística contemporânea brasileira e, nesse contexto, o presente projeto de pesquisa visa estabelecer algumas análises e interpretações a respeito dos textos críticos que integram os 12 catálogos deste Prêmio, a fim de detectar elementos articuladores nos discursos críticos que apresentam e legitimam a produção e os artistas selecionados em cada edição. Para tanto, será adotada a metodologia de análise documental com base no referencial teórico da estética, da sociologia da arte e da cultura no âmbito da contemporaneidade. Vislumbra-se o reconhecimento de elementos discursivos e mecanismos institucionais onde, na seleção interessada de determinada produção artística, se configure um sistema que contribui na significativa modulação do gosto e de valores para a arte contemporânea que intermedia a sua aceitação.
EXPRESSÃO VISUAL EM PROCESSOS ALTERNATIVOS
ISAAC ANTONIO CAMARGO
08/01/2022 – 31/07/2024
Desenvolvimento de investigação de caráter documental e prático dedicado à reflexões e interações conceituais entre os conceitos de: conhecimento sobre arte permeado pela busca de processos alternativos que possibilitem usos e aplicações em ambiente de ensino convencional.
A partir do momento em que a Arte Visual tem à disposição novos recursos materiais e tecnológicos pode rever procedimentos tradicionais sob nova ótica em buscando caminhos alternativos que tanto possam substituir ou equivaler a processos tradicionais, quanto apresentar processos possíveis a partir do uso de materiais disponíveis no cotidiano, possibilitando seu uso em situação de ensino.
Como se sabe, o ambiente escolar destinado ao ensino artístico enfrenta várias dificuldades em relação à carga horária disponível, ambientes inadequados e dificuldade de acesso a materiais, ferramentas e equipamentos específicos para este campo de atuação.
Este projeto pretende explorar e ensaiar meios e recursos alternativos com foco em materiais e processos que possam ser adaptados e usados em ambiente convencional de ensino, cuja difusão, via publicações, tem a finalidade de estimular os estudantes a pensarem os processos artísticos como fruto do pensamento cognitivo, formativo e experimental/exploratório fora de regras e modelos pré-estabelecidos.
UMA PALETA DO POPULAR: OPINIÃO, SISTEMATIZAÇÃO E GESTÃO NOS FENÔMENOS ARTÍSTICOS
PAULO CESAR ANTONINI DE SOUZA
05/09/2022 – 04/09/2026
Este projeto de pesquisa volta-se para uma investigação envolvendo artistas visuais bidimensionais que se reconhecem na categoria do popular e elaboram suas produções com temática regional, tendo o objetivo de identificar os fenômenos culturais situados em Campo Grande, Aquidauana, Jardim, Bonito e Dourados, a partir de práticas sociais de artistas populares e compreender sua relevância epistemológica para a formação estética no âmbito das artes visuais. Para alcançar este resultado, pretende-se uma aproximação em três níveis a partir da constituição de um campo de estudos contemplando a percepção de homens e mulheres em manifestações culturais regionais; a identificação de práticas artísticas bidimensionais; entrelaçamentos de ensino e aprendizagem que se manifestam neste contexto. Pautada metodologicamente pela Fenomenologia Existencial e com aportes da Hermenêutica, a pesquisa se constituirá no contexto das práticas sociais em que se realizam os trabalhos dos artistas populares regionais, buscando elementos que possam contribuir para sua prática profissional e para a ordenação de uma epistemologia, que ofereça contribuições para propostas educativas de caráter existencialmente brasileiras, situadas no contexto latino-americano, tanto para o ensino de arte quanto para a totalidade do campo educacional.
PASSAGENS ENTRE O CINEMA, A DIÁSPORA E O ARQUIVO
RODRIGO SOMBRA SALES CAMPOS
15/06/2023 – 15/06/2025
Este projeto quer investigar os modos pelos quais diversos cineastas negros, atuando a partir de múltiplos itinerários e geografias da diáspora africana, se valem das imagens como um veículo de rememoração. Interessam-me sobretudo cineastas ligados às práticas de apropriação de criações alheias (imagens, sons, textos), afeitos ao reemprego de materiais de arquivo. A ideia do projeto é fazer um mapeamento do cinema diaspórico ligado ao arquivo.
A DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA E AS VISUALIDADES: CONSTRUÇÃO DE OLHARES, RELAÇÕES DE PODER E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS
FELIPE CORREA BOMFIM
31/07/2023 – 31/07/2024
Este projeto de pesquisa visa organizar um estudo crítico do campo das imagens, com enfoque particular nos aspectos vinculados à direção de fotografia. Para tal estudo tomaremos como baliza a construção do olhar e o campo das visualidades. Acionaremos, por meio de imagens – recolhidas em referências pictóricas, imagens publicitárias, imagens fotográficas e cinematográficas – as questões referentes às relações de poder, que compreendem os privilégios estabelecidos nas relações étnico-raciais, e que passam a construir uma visualidade em disputa. Deste modo, o atual projeto de pesquisa busca lidar, de um lado, com o vasto campo de representação de imagens raciais da branquitude – recolhidas a partir de referências e amostras da construção do olhar da autoridade -, de outro, com os apagamentos e contrapontos significativos de imagens da negritude, considerando suas lógicas constitutivas.
PROCESSOS CRIATIVOS NA PINTURA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA
PRISCILLA DE PAULA PESSOA BIAGI
16/10/2023 – 16/10/2027
A pesquisa intitulada “Processos criativos na pintura contemporânea brasileira” tem como objetivo fazer um levantamento constante da presença da pintura na arte contemporânea brasileira, com foco nos processos criativos de pintores em evidência no circuito de arte nacional. Assim, o objeto da pesquisa é o próprio pensamento artístico em processo, investigado e analisado através de preceitos da crítica genética, com abordagem teórico-metodológica que se sustenta em aspectos da semiótica e de outros ramos da filosofia de Charles S. Peirce, buscando-se, na relação entre as obras entregues ao público e os registros sobre seus processos, um espaço para reflexões sobre a questão proposta.
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA CRIATIVA NA ARTE CONTEMPORÂNEA
JOAQUIM SERGIO BORGATO
16/08/2024 – 16/08/2026
A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando o mundo da arte contemporânea, oferecendo aos artistas novas ferramentas e possibilidades criativas. Através de algoritmos e machine learning, a IA permite a criação de imagens, músicas, textos e até mesmo performances artísticas que antes eram inimagináveis. A IA é uma ferramenta poderosa que está transformando o mundo da arte contemporânea. Ela oferece aos artistas novas possibilidades criativas, mas também levanta questões importantes que precisam ser discutidas e debatidas.