Exposição: DESENHOS
Galeria de Artes Visuais (GAV) na UFMS
Exposição: DESENHOS
Mostra de desenho dos artistas:
Danillo Villa, Dulce Osinski, Edson Castro, Fernando Augusto
Gabriel Brito, Laila Zahran Silveira, Luciano Buchmann
Abertura: dia 2 de junho de 2023 às 17h
Local: Piso térreo do Bloco 8, no curso Artes Visuais da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Universitário S/N, Campo Grande, MS
Período da exposição: 2 de junho a 28 de julho de 2023
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9h às 13h30 e das 13h30 às 16h30.
Visitas com mediação poderão ser agendadas durante esse horário.
Contatos: (67) 3345-7591 (Secretaria dos cursos de Artes Visuais)
Prof. Rafael Maldonado (67) 999277755
Prof. Isaac Camargo (67) 981103881
e-mail: gav.ufms@gmail.com
@gav.galeria.artes.visuais
Desenho é linguagem acessível a todos.
O desenho artístico apresenta regras bastante flexíveis que possibilitam a interpretação poética. O desenho tem recursos como a potência gráfica da linha com seus ritmos, hachuras, massas gráficas na construção de luz e sombra, a distribuição de formas pelo espaço e a apropriação dos vazios. O desenho é fazer artístico com autonomia, carregado de experiências várias e leituras múltiplas.
O desenho é invenção humana, contemporaneamente vemos cada vez mais o desenho como experiência transformadora, o desenho da linha e além da linha, o desenho como inventário do visível e ação de conhecimento.
O desenho como conhecimento tem sido teorizado ao longo da história da humanidade, as teorias desenvolvidas durante o século XX pela Bauhaus, a que acessamos pelos escritos de Paul Klee (1879-1940) e Kandinsky (1866-1944) podemos compreender o desenho como práxis e reflexão. Desenho está presente no cotidiano de todas as profissões, desenhamos materialmente e mentalmente.
No Brasil alguns pensadores, pesquisadores, professores e artistas, escreveram sobre conceitos de desenho, entre eles o arquiteto Lucio Costa (1902-1998) que colocou o desenho como arte autônoma, desenho de criação. Para Flávio Motta (1923-2016) o desenho estava diretamente ligado à emancipação política, imbricado de cultura humanista. O desenho como desígnio, como projeto.
Nesta exposição DESENHOS cada artista apresenta gramáticas visuais próprias. Os artistas propõem diversas leituras que dialogam com os repertórios do público fruidor, podendo construir aproximações com sua fisicalidade ou através das cargas subjetivas propostas. A figuração e a abstração se apresentam dialogantes, concordo com o artista professor Claudio Mubarac (1959) quando afirma que a questão de figuração de um lado e abstração de outro já foi superada, é um problema histórico do século XX que não diz mais respeito a nossa prática. O desenho é espaço, forma, memória, imaginação e construção.
Danillo Villa, Dulce Osinski, Edson Castro, Fernando Augusto, Gabriel Brito, Laila Zahran Silveira e Luciano Buchmann são artistas atuantes no cenário artístico do centro-oeste e sul do Brasil.
Que esta exposição provoque o desejo de desenhar.
Constança Lucas /2023
Artista professora nos cursos de artes visuais da UFMS
Participante da Comissão Gestora da GAV.