100 anos de Paulo Freire e seu legado para a prática docente: conscientização estética, ética e política.
No ano em que se comemora o centenário de nascimento do professor Paulo Freire, o Núcleo de Investigação de Fenomenologia em Arte (NINFA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), organiza uma mesa-redonda em modo remoto, na próxima sexta-feira, dia 03 de dezembro de 2021, das 9h às 11h (horário do MS), com o intuito de compartilhar a perspectiva de um grupo de docentes com trajetória profissional desde o ensino básico até o ensino superior, sobre as relações de suas áreas com práticas docentes que se articulam com a obra de Paulo Freire.
Orientando-se por três vias do pensamento freireano: a estética, a ética e a política, as reflexões compartilhadas se realizarão por um caminho que se origina academicamente na formação de cada participante da mesa até o momento em que profissionalmente têm a oportunidade de experimentar na prática o exercício epistemológico que Paulo Freire oferece como convite através do registro escrito de todos os contatos que o educador teve ao longo de sua vida.
“Atender a convites e falar sobre Paulo Freire e sobre sua obra com outras pessoas é uma responsabilidade enorme, principalmente em um contexto onde não raramente, as pessoas deturpam a fala de Freire para atender interesses próprios, geralmente distantes e muitas vezes de formas totalmente contrárias ao que ele pensava e como ele atuava”, reflete a professora Débora Monteiro do Amaral, docente na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo do Espírito Santo (GEPECES) e uma uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF) da UFES, sendo autora de uma metodologia de investigação a partir das abordagens de Paulo Freire para a Educação.
Com a perspectiva de compartilhar reflexões dentro da coerência que se apresenta necessária para a prática docente, contribuem no desenho que compõe a mesa-redonda, o professor Matheus Vinícius Fernandes, que atua nos cursos de Artes Cênicas, Dança e Teatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e na Gerência do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Campo Grande/MS, trazendo seu olhar pela perspectiva de quem mantém a atuação docente nos dois níveis de ensino: o básico e o superior, em busca de estimular o pensamento crítico e a assunção da coerência nas relações de ensino e aprendizagem.
Silvan Menezes dos Santos, professor no Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e coordenador do Remix – Observatório de mídias, tecnologias digitais e práticas corporais, contribui para esse diálogo mediado por uma prática que busca a primazia da formação humana por meio da valorização dos corpos-no-mundo, reconhecendo as práticas corporais como matrizes culturais e, assim, pontos de partida para ações educativas mediadoras da (re)existência do ser em sua plenitude subjetiva, social e cidadã.
Murilo Ferreira Velho de Arruda, docente nos cursos de Licenciatura em Música e pós-graduação em Ensino Coletivo de Música no Centro Universitário Claretiano, interior de São Paulo. Atuou como educador, coordenador adjunto e pesquisador junto a crianças e adolescentes do Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer, um projeto de extensão do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos que tinha como uma de suas bases a Pedagogia Dialógica, do educador Paulo Freire.
Completando a mesa, o professor Paulo César Antonini de Souza, coordenador do Núcleo de Investigação de Fenomenologia em Arte (NINFA/UFMS) e docente nos cursos de Artes Visuais Licenciatura e Artes Visuais Bacharelado e no Programa de Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, contribui nesta mesa-redonda com reflexões no âmbito das aproximações estéticas que se manifestam pela atuação de mulheres e homens no contexto do mundo, nas quais se verificam aproximações latentes entre saber e conhecimento, popular e erudito, cultura e ideologia.
O encontro será mediado pelo professor de arte Conrado Marques da Silva de Checchi, doutorando em Educação pela linha de pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), membro do Núcleo de Investigação de Fenomenologia em Arte (NINFA/UFMS) e do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF/UFScar).
Todas as pessoas interessadas em compartilhar reflexões sobre o legado freireano e com vistas a compreendermos coletivamente o sentido de sua proposta sobre a conscientização, são bem-vindas para a roda de conversas que se seguirá após a apresentação do grupo docente.
A participação é gratuita e será por transmissão fechada no Google Meet, cujo acesso deve ser solicitado por mensagem direta no Instagram pelo contato: @ninfa2014pesquisa até as 17h da quinta-feira que antecede o encontro (02/12).
Coloque em sua agenda e venha participar conosco.
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“100 anos de Paulo Freire e seu legado para a prática docente: conscientização estética, ética e política”
Mesa-redonda e roda de conversas – em modo remoto
Sexta-feira. 03 de dezembro de 2021
Horário: 9h às 11h (MS) / 10h às 12h (Brasília)
solicitação para acesso ao link: @ninfa2014pesquisa